Cidades

Treinamento de inclusão social para servidores

A recém-criada secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá quer promover a capacitação dos servidores municipais para atendimento a pessoas com deficiência. Uma primeira reunião sobre o assunto ocorreu no início desta semana, no Paço Municipal, e reuniu representantes de diversas secretarias e do Conselho de Pessoas com Deficiência de Maricá, o Condef.

De acordo com a secretária Sheila Pinto, o prédio da prefeitura será o início de um projeto maior que será estendido por toda a cidade. Além de capacitar os funcionários para melhor atender os portadores de deficiência, ela falou sobre adaptações que pretende implantar, como a instalação de um elevador para cadeirantes.

“Nosso projeto é transformar Maricá numa cidade inclusiva. Para isso, devemos pensar a inclusão como um todo, e o começo disso é ensinando a lidar com quem precisa de um atendimento diferenciado, e temos de começar por nós”, afirmou.

Calçada acessível

Na semana passada, representantes das pastas de Urbanismo, Obras, Segurança, Ordem Publica e Trânsito, de Transporte, de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, e Políticas Inclusivas, além do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, reuniram-se com a gerência da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), responsável pela orientação técnica sem custo à Prefeitura, para dar continuidade à parceria iniciada ano passado para realização do Programa Calçada Acessível.

O projeto visa a padronização dos passeios públicos – através da criação de um manual que propõe um projeto de lei – para melhor trânsito de deficientes visuais, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e até mesmo gestantes, sem risco à integridade física.

< Tropas federais poderão atuar nas eleições do Rio kits educativos nos pedágios <